segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Entenda o decreto que proíbe eventos na Praça da Estação

Participe do Protesto “Vá de Branco” em Prol dos eventos na Praça da Estação.

No dia 10 de dezembro a prefeitura de Belo Horizonte publicou decreto proibindo eventos de qualquer natureza na Praça da Estação, a partir de 1º de janeiro de 2010.

A justificativa, apresentada no decreto 13.798/09 (do dia 09 de dezembro), é sustentada no artigo 31 da Lei Orgânica Municipal. O documento considera a dificuldade em limitar o número de pessoas e garantir a segurança pública nos eventos na Praça e ainda a depredação do patrimônio público – verificada em decorrência da realização dos últimos eventos.

Os movimentos e grupos culturais foram pegos de surpresa, como a imprensa noticiou.

Participe do protesto, organize discussões: “Vá de branco”!

Acesse os links:

http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1017732

http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/08/23/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=124180/em_noticia_interna.shtml

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/prefeitura-de-bh-proibe-eventos-na-praca-da-estac-o-1.50015


Para refletir

Porque a Secretaria de Segurança Patrimonial não propôs um debate com a população sobre a depredação na Praça da Estação?

Porque os eventos foram proibidos na Praça da Estação e não na Praça do Papa?

Porque poucas pessoas entram no Museu de Artes e Ofícios que fica na Praça da Estação?

Qual é o maior espaço central para eventos gratuitos em Belo Horizonte?

Quais foram as depredações dos últimos eventos?

Será que a decisão tem a ver com as discussões sobre a mudança do carnaval de Belo Horizonte da via 240 para a Praça da Estação?



Faça seu flyer! Sticker! banner! faixas!

informações:
7 de janeiro a partir das 17h /
Protesto em prol da cultura na Praça da Estação
Vá de Branco! não se deixe apagar

na praça da estação

mais informações:
http://vadebranco.blogspot.com
vadebranco@gmail.com

5 comentários:

  1. Respostas para o "Para refletir":

    01) Ok! Concordo que sempre deve haver diálogo entre poder público e população;
    02) Porque a Praça da Estação é centenária e aglomeração de pessoas causa danos a ela. Isso sem contar com as fontes, jardins e estátuas da Praça Rui Barbosa em frente. A Praça do Papa não é centenária e seus equipamentos não são tão frágeis.
    03) Por que ninguém entra no Museu Mineiro, no Museu Histórico Abílio Barreto, no Museu do Brinquedo, no Museu Giramundo, no Museu de Mineralogia, no Museu do Judiciário Mineiro, no Museu Inimá de Paula, no Museu de História Natural, no Museu de Telecomunicações, etc, etc, etc???
    04) Vários. Esplanada só mesmo a Praça da Estação.
    05) As grades das fontes da Praça da Estação, os tótens de iluminação (pichação e onde os homens urinam - mesmo quando tem banheiros químicos), os canteiros do Boulevar Arrudas (as pessoas sempre pisam), as fontes, jardins e estátuas da Praça Rui Barbosa.
    06) Não sei.

    ResponderExcluir
  2. 01) Sim, faltou discussão. Como sempre faltou discussão quando os eventos foram autorizados lá. Vejo sempre eventos Evangélicos naquele espaço. Isto me incomoda e muito. Pq tantos eventos desta natureza? Isto tem haver com a bancada evangélica na Câmara Municipal de BH.
    02)Não é todo tipo de evento que deve ser celebrado em espaços públicos. Proíbiram na Praça da Estação, por que lá tem eventos todos os finais de semana. Na Praça do Papa, não sei se há tantos. Quanto ao acesso, a Praça da Estação tem vários ônibus. A Praça do Papa um ou dois, mas tem acesso.
    03)Por que os belorizontinos, em especial, os de baixa renda, não frequentam nenhum museu público de BH. Isto é uma outra discussão, não acham?
    04)Isto deve ser criado especialmente pra isto! Há espaço atrás da Rodoviária pra isto, inclusive, se a Rodoviária deixar aquele espaço, seria um ótimo local: fechado e podendo ter segurança mínima.
    05)Todas as possívéis. O belo-horizontino não sabe respeitar a sua cidade. Nenhum espaço público de BH é devidamente respeitado. Está também é uma outra discussão. Quem sabe nas escolas, ensinar aos alunos a respeitarem a sua cidade.
    06)Tomara que tenha. Por que, Praça da Estação, Liberdade, Raul Soares e até mesmo a do Papa, não são lugares pra este tipo de evento. Se BH quer decolar com eventos carnavalescos e micaretas, deverá ter um espaço legal pra isto. Onde as pessoas serão bem recebidas.

    ResponderExcluir
  3. Bem feito, ficam enchendo aquela porra de favelados sem educação e evagélicos exploradores... se fuderam!

    ResponderExcluir
  4. Estamos juntos: www.pedreiranavidraca.blogspot.com

    E foda-se quem não acha a Praça da Estação como um bom local de eventos.

    ResponderExcluir
  5. Vocês viram este comentário no jornal? Caso queiram enviem cartas ou artigo para opiniao@otempo.com.br
    Acabei de ler "Ao Povo o Poder" de Castro Alves. É situação parecida.Grandes eventos são complicados, mas proibir manifestações?
    Blogdamodesta.zip.net

    "Praça
    Diná Bandeira
    Professora aposentada
    Bairro Floresta
    Muito oportuna a resposta da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte (Fórum, 3.01) à sra. Modesta T. Theodoro. Ela mora no bairro Monsenhor Messias, do outro lado da cidade, mas estava defendendo os eventos na praça da Estação (Fórum, 15.12). Assim é fácil, pois a bagunça está longe dela. Mas nós, moradores do bairro Floresta, principalmente nas ruas e avenidas próximas à praça, sofremos as consequências todo final de semana. Todos estão preocupados com os prédios, os canteiros e o trânsito, mas ninguém falou de algo mais grave: a agressão sonora a que somos submetidos. "

    ResponderExcluir